O link foi enviado para o seu email.

Não foi possível enviar o link para o seu email. Por favor, verifique o seu email.

Missing captcha code. Please check whether your browser is not blocking reCAPTCHA.

Invalid captcha code. Please try again.

Ajuda Online

GEO5

Tree
Settings
Produto:
Programa:
Idioma:

Plano de Deformação

Este módulo computacional é adequado para análises de estruturas longitudinais (túneis, aterros, barragens, etc.) caracterizadas por possuírem dimensões longitudinais superiores às dimensões transversais, no domínio analisando.

Análise do plano de deformação

Neste caso, a análise pode ser realizada para 1 m de desenvolvimento da estrutura, ver Figura. Isto vai ao encontro da hipótese assumida para o plano de deformação. As componentes do vetor de deformação desenvolvido em planos normais ao eixo longitudinal podem ser desprezadas. Assim, assume-se que o corpo do solo está carregado pelas componentes dos vetores deformação e tensão correspondentes ao plano normal ao eixo longitudinal e pela tensão normal longitudinal que é aumentada pelo efeito de Poisson. A componentes não nulas dos vetores tensão e deformação são:

Considerando os elementos da viga, a análise é realizada para um plano contínuo com secção transversal de 1 m de largura. As componentes não nulas de deslocamentos nodais generalizados são demonstradas na Figura seguinte, para um elemento de um viga com dois nós compatível com um elemento plano triangular com três nós e com um elemento de uma viga com três nós compatível com um elemento plano triangular com seis nós.

Elementos de vigas com dois e três nós

As componentes correspondentes das forças internas (ver Figura), para uma secção transversal com 1 m, são dadas por:

Teste o software GEO5.
Gratuitamente e sem restrições nas análises.