O link foi enviado para o seu email.

Não foi possível enviar o link para o seu email. Por favor, verifique o seu email.

Missing captcha code. Please check whether your browser is not blocking reCAPTCHA.

Invalid captcha code. Please try again.

Ajuda Online

GEO5

Tree
Settings
Produto:
Programa:
Idioma:

Abordagens de Projeto

O EN 1997-1 apresenta três abordagens de projeto para a análise; estas diferem na aplicação de fatores parciais.

De acordo com o EN 1997-1, os fatores parciais são, geralmente, aplicados às ações, ao seu impacte nas propriedades do solo de fundação M, na resistência R, ou em ambos. Os valores dos fatores parciais diferem na abordagem de projeto assumida e no tipo de problema geotécnico analisado (estruturas de suporte, estacas, etc.). Os valores dos fatores parciais especificados pelo Eurocódigo no Anexo A; a escolha dos valores para cada país é especificada no Anexo Nacional AN. O programa mostra automaticamente os coeficientes necessários, dependendo na abordagem de projeto selecionada ou na seleção de outros parâmetros nas configurações.

Tendo em conta o facto de que cada abordagem de projeto introduz os diferentes fatores parciais na análise de forma diferente (ex.: fatores parciais em ações atuantes na estrutura e a resistência da estrutura ou ações resultantes e os parâmetros do solo), é lógico que os resultados atribuídos a estas abordagens de projeto também podem diferir. Se o Anexo Nacional não recomendar uma abordagem de projeto para um dado problema geotécnico, cabe ao projetista seleciona-la (e avaliar se os resultados correspondem à situação analisada).

  • Abordagem de projeto 1 - A verificação é realizada para dois conjuntos de coeficientes (Combinação 1 e Combinação 2) utilizados em duas análises distintas. Os coeficientes são aplicados às cargas e aos parâmetros dos materiais.
  • Abordagem de projeto 2 - Aplica os fatores parciais às cargas e à resistência dos materiais (capacidade de suporte).
  • Abordagem de projeto 3 - Aplica os fatores parciais às combinações de cargas e, ao mesmo tempo, aos materiais (parâmetros materiais do solo).

Caixa de diálogo "Novas configurações" - seleção da abordagem de projeto de acordo com EN 1997

Teste o software GEO5.
Gratuitamente e sem restrições nas análises.