O link foi enviado para o seu email.

Não foi possível enviar o link para o seu email. Por favor, verifique o seu email.

Missing captcha code. Please check whether your browser is not blocking reCAPTCHA.

Invalid captcha code. Please try again.

Ajuda Online

GEO5

Tree
Settings
Produto:
Programa:
Idioma:

Configuração do Método Arco-Comprimento

O método arco-comprimento (ALM) é um método relativamente robusto, particularmente adequado para a solução de problemas que implicam a obtenção do carregamento de colapso de uma estrutura. A análise de estabilidade de estruturas de terra (taludes, aterros) é apenas um exemplo destes problemas. Ao contrário do NRM, em que a solução se deve apenas a aumentos definidos de carregamentos, o ALM introduz um parâmetro adicional que representa uma restrição ao valor do aumento do carregamento em um dado intervalo de carregamento. O valor do intervalo de carregamento passa a depender do desenvolvimento da iteração e está diretamente relacionado com o comprimento do arco selecionado.

O método assume que o carregamento imposto varia proporcionalmente durante o cálculo. Isto significa que um dado intervalo de carregamento pode ser expresso como:

onde:

F

-

fração atual do carregamento total

λ

-

coeficiente de proporcionalidade

F

-

carregamento total definido

De notar que no ALM, o vetor força F representa apenas um carregamento de referência que é mantido constante durante o cálculo de toda a resposta. O valor do carregamento no final do cálculo é igual a λ vezes F; λ < 1 representa o estado em que a capacidade de suporte da estrutura é inferior ao carregamento de referência definido; se λ no final do cálculo da resposta exceder 1, o programa ajusta automaticamente o comprimento do arco de forma a que a análise seja convergente para o valor de λ = 1, com uma tolerância selecionada igual a 0.01 (1% do carregamento máximo aplicado). Este valor não pode ser alterado.

A bibliografia apresenta várias formulações para o ALM. O programa contém o método segundo Crisfield e o método consistentemente linearizado segundo Ramm. O segundo método é consideravelmente mais simples, pelo menos do ponto de vista da formulação, do que o método de Crisfield. Por outro lado, é bastante menos robusto. A configuração de origem admite o método de Crisfield.

Outros parâmetros importantes do método são a "definição do comprimento do arco" e o "controle automático do comprimento do arco".

Arco-comprimento - definição do tipo do método arco-comprimento

Teste o software GEO5.
Gratuitamente e sem restrições nas análises.