O GEO5 contém vários programas para cálculos de fundações por estacas (fundações indiretas). É necessário selecionar um programa adequado, considerando o tipo de estrutura e os resultados disponíveis de um levantamento geotécnico.
Programas para a análise de fundações profundas
O programa Estaca serve para verificar a capacidade de suporte vertical e horizontal de estacas e qual o seu assentamento. Também pode ser utilizado para dimensionar e analisar a armadura necessária. O programa considera os seguintes tipos de estacas: estacas cravadas, estacas escavadas, estacas de hélice contínua.
O programa Estaca via CPT serve para verificar a capacidade de carga e calcular assentamentos de acordo com os resultados de ensaios de penetração de cone (CPT) e ensaios de penetração (SPT).
O programa Grupo de Estacas é destinado à verificação de um grupo de estacas como um corpo rígido, usando o MEF ou uma solução analítica.
O programa Microestaca verifica microestacas tubulares (com armaduras tubulares). Ao analisar a capacidade de carga da microestaca, a raíz e a secção transversal da microestaca são verificados.
Alguns problemas (por ex, estaca singular) também podem ser resolvidos pelo método de elementos finitos no programa MEF utilizando eixos de simetria.