Programa:
Idioma:

Modelação das Extremidades do Terreno

Para criar um modelo de terreno digital corretamente, deve ser dada especial atenção às condições de fronteira - altura dos pontos nos cantos e fronteiras (extremidades) da área de trabalho (dimensões globais).

Os pontos dos cantos podem ser adicionados ou introduzidos automaticamente, durante a primeira etapa de construção. Quando são gerados automaticamente, os pontos dos cantos assumem a mesma do ponto ou do furo de sondagem mais próximo, já definido.

Ao gerar o terreno, os pontos dos cantos são ligados por uma extremidade. Em alguns casos (taludes) é desejável que as extremidades modelem a forma e inclinação global do terreno. Nestes casos, pode ser utilizada a opção da extremidade ativa. A extremidade ativa é introduzida como um fração das dimensões globais. Todos os pontos dentro da extremidade ativa são, durante a geração do modelo, projetados automaticamente na direção normal de uma extremidade - os pontos novos são criados nas mesmas localizações (nas extremidades), com a mesma coordenada z. Os novos pontos são armazenados no conjunto de dados para as etapas de construção seguintes.

As camadas seguintes do modelo do terreno assumem o mesmo comportamento. A espessura destas camadas, nas extremidades, é calculada de acordo com a espessura das camadas dos furos de sondagem mais próximos.

A figura seguinte mostra a função das extremidades ativas.

Terreno gerado sem e com extremidades ativas

Teste o software GEO5.
Gratuitamente.