O software GEO5 permite a análise de estruturas a partir de dados obtidos em ensaios de campo (SPT, CPT, DMT, PMT), de modo a evitar ou diminuir a necessidade de definir os parâmetros dos solos. Podem ser introduzidos, ou importados, todos os tipos de ensaios de campo no programa Estratigrafia.
Programas que permitem a importação de dados de sondagens de solo
-
Estaca via CPT/SPT
-
Verificação de Contenções
-
Microestaca
-
Sapata
-
Sapata via CPT/SPT
-
Estratigrafia
-
Estratigrafia – Relatórios
-
Estratigrafia – Perfis Geológicos
-
Estratigrafia – Terraplanagem
Os principais dados a introduzir nos programas de geotecnia são os parâmetros dos solos, que devem ser obtidos a partir de levantamentos geológicos e ensaios laboratoriais. Ao executar análises baseadas em ensaios de campo, a introdução destes parâmetros não é necessária, sendo apenas necessário a introdução dos dados obtidos a partir dos ensaios de campo realizados.
O software GEO5 inclui vários programas que permitem a importação direta de resultados de sondagens de solo (CPT – ensaio de penetração de cone, DMT – ensaio dilatométrico, PMT – ensaio pressiométrico, SPT – ensaio de penetração dinâmica).
O programa Estaca via CPT serve para verificar a capacidade de carga e calcular assentamentos de acordo com os resultados de ensaios de penetração de cone (CPT) e ensaios de penetração (SPT).


O programa Sapata via CPT analisa a capacidade de suporte e assentamento de sapatas de fundação com base em resultados de ensaios de penetração de cone (CPT), ensaios de penetração dinâmica (SPT) e ensaios dilatométricos (DMT) .
O programa Sapata analisa o assentamento de sapatas de fundação com base em resultados de ensaios dilatométricos (DMT).
O programa Microestaca calcula o módulo de reação do subsolo com base em resultados de ensaios pressiométricos (PMT) e ensaios de penetração dinâmica (SPT).
O programa Verificação de Contenções permite analisar o módulo de reação do subsolo com base em resultados de ensaios pressiométricos (PMT) e ensaios dilatométricos (DMT).

Qualquer um dos tipos de ensaio de campo mensionados podem ser introduzidos (ou importados) no programa Estratigrafia, para gerar modelos geológicos das camadas do subsolo. Os módulos Estratigrafia – Relatórios e Estratigrafia – Perfis Geológicos, para reportar prospeções geotécnicas de forma profissional, estão disponíveis para este programa.
Workflow do Estratigrafia
O fluxo de trabalho (workflow) pode ser dividido em três etapas. Primeiro, produzir relatórios de dados geológicos a partir de prospeções geotécnicas. Depois, criar perfis geológicos. Finalmente, dimensionar o modelo 3D do subsolo. O modelo criado pode ser modificado através do modulo Estratigrafia – Terraplanagem. Ver vídeos tutoriais.
O modelo criado pode ser modificado através do modulo Estratigrafia – Terraplanagem.
Módulos do Estratigrafia
O módulo Estratigrafia – Relatórios é utilizado para produzir relatórios de dados geológicos a partir de prospeções geotécnicas (sondagens, poços de perfuração, SPTs, CPTs, DMTs, entre outros). Contém uma base de dados de templates predefinidos e permite criar templates e relatórios de dados personalizados.O módulo Estratigrafia – Perfis Geológicos é utilizado para criar, de forma simples, perfis geológicos sem que seja necessário recorrer a programas CAD. A interpretação geológica pode ser realizada através da introdução de interfaces entre camadas, falhas e de forma a interligar sondagens com o modelo. Os níveis freáticos, estruturas e descrições do usuário podem ser adicionadas no esboço do perfil geológico.
O módulo Estratigrafia – Terraplanagem foi concebido para modelar estruturas como poços de fundação, vias, ferrovias, pedreiras, taludes, entre outros. Este módulo também permite o cálculo de trabalhos de movimentações de terra e volumes de escavação. Também podem ser criados perfis transversais que podem ser exportados para outros programas GEO5.
Estão a ser preparados novos módulos: modelação do terreno, interações de fundações no solo, avaliação e processamento de ensaios de laboratório, entre outros.